Nem sempre o melhor jeito de crescer sua empresa é investindo em captação de novos clientes. Neste artigo, você vai descobrir como criar clientes fiéis e divulgadores da sua marca.
Com certeza você quer aumentar o rendimento do seu negócio, mas para isso você sabe que precisa aumentar as vendas. Diante dessa necessidade, qual o melhor caminho para crescer o gráfico das vendas na sua empresa?
Posso te afirmar, que cultivar e fidelizar seus clientes são as melhores estratégias para continuar vendendo cada vez mais.
Segundo o guru do marketing, Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Para compreender essa afirmação, basta imaginar em um início de um namoro, como é trabalhoso e demorado conquistar o amado ou a amada. Até que entramos e tomamos intimidade com os membros da família, conhecemos os gostos e as preferências, estabelecemos confiança, ou seja, demora muito tempo até conseguirmos cultivar e colocar um namoro dentro dos eixos.
Por tudo isso, sabemos que é preciso fazer muito esforço até conseguir encantar e promover a tão esperada venda. É necessário muito empenho e disciplina para estar sempre trazendo novos clientes ao negócio.
Diante disso tudo, eu te pergunto: vale a pena jogar todo esse esforço fora, depois que alcançamos nosso objetivo de vender? Claro que não!
Toda a energia que você despendeu para executar a venda não pode ser desperdiçada, ao contrário, é preciso canalizá-la em um processo de pós-venda que vai lhe garantir resultados ainda maiores. Como afirma Kotler, possuir um time de consumidores apaixonados pelo seu produto/serviço vai lhe trazer bem mais rendimentos e menos despesas com a captação de novos clientes.
No entanto, não estou dizendo com essa reflexão que você deve deixar de lado a captação de novos clientes, só estou te contando que clientes fidelizados compram mais e trazem novos adeptos ao seu produto/serviço.
Portanto, quero te convidar a aprender, na prática, como fazer o pós-venda no seu empreendimento. Não importa se você tem uma empresa com uma grande equipe vendas ou se você é o único vendedor do seu negócio, todos podem e devem fazer o trabalho de pós-venda.
Como já vimos, àquele que já é nosso cliente podemos dispensar qualquer tipo de nova apresentação do produto, até porque seu freguês poderá ficar chateado, imaginando que você não o conhece e está tratando-o como um cliente qualquer. Entretanto vale a ressalva que alguma inovação ou ação promocional, devem sempre ser comunicadas aos clientes já fidelizados.
Sendo assim, o pós-venda precisa iniciar o seu trabalho agradecendo pela preferência e consultando o cliente sobre seu nível de satisfação com a compra. Mas não é só isso, já adianto que é preciso ter calma e perseverança, afinal esse é apenas o primeiro passo do pós-venda. Lembre-se que estamos falando de relacionamento e encantamento.
Portanto, o atendimento de pós-venda não deve ser feito de forma aleatória, sem planejamento ou métodos claros e gerenciáveis de relacionamento. Vou descrever um pouco do processo do funil que deve acontecer após a concretização da venda.
Não deixe a relação esfriar! Invista em ações simples e diretas, como um e-mail, uma ligação, uma mensagem ou uma carta de agradecimento. Abuse da sua criatividade e tenha em mente que esse primeiro momento tem o objetivo de agradecer pela preferência e talvez até levar informações mais específicas sobre o produto/serviço adquirido.
Nesse momento, queremos provocar um feedback no cliente. Você já fez o primeiro contato e agora deseja saber como está sua relação com seu produto/serviço. Para isso, é preciso criar formas didáticas e mensuráveis de adquirir as opiniões, afim de que, posteriormente, você possa utilizá-las como instrumento para revisão de estratégias, qualificando melhor a oferta do seu produto/serviço. Esteja disposto a ouvir e se coloque a disposição para atendê-lo sempre que precisar.
Ao chegar nessa etapa do funil, o cliente já estará disposto a fazer novos negócios. Crie ofertas personalizadas, envie propostas, apresente algo novo ou complementar à sua compra anterior. Mas não se esqueça, jamais use a mesma campanha de vendas dos novos clientes com os clientes fidelizados.
Quando o cliente alcançar esse ponto do funil ele se tornará um promotor das suas vendas, fiel defensor da sua marca. Possuir um cliente que advogue a favor do seu produto/serviço é o clímax dessa árdua missão do pós-venda. No entanto, para manter esse clímax e continuar desfrutando dessa exitosa conquista é preciso manter o ritmo cíclico do pós-venda.
A partir do quarto passo, seu empreendimento pode investir em diversas ações de pós-venda, como estar sempre avisando sobre as novidades da empresa, criando programas de fidelização, lembrando de datas especiais da vida do cliente e investindo em marketing de conteúdo. Essas abordagens são algumas dentre tantas outras que podem ser trabalhadas com os clientes, sempre com constância e o máximo de personalização.
Ao investir tanto em relacionamento, seu negócio vai adquirir uma quantidade absurda de informações sobre como seus clientes percebem e experimentam seu produto/serviço. Por meio do histórico de interações, você conseguirá organizar e armazenar diversas informações importantes sobre toda a sua clientela.
Com dados tão significativos você conseguirá levantar métricas que poderão definir preferências, construir personas e automatizar ações com base no comportamento dos seus consumidores. Entretanto, para fazer tudo isso você precisa de um sistema inteligente de gerenciamento de relacionamento.
Ao fazer essa caminhada do pós-venda de forma desorganizada e sem uma ferramenta tecnológica de gerenciamento, você corre um risco muito maior de errar, atropelar etapas e, principalmente, perder os valiosos dados adquiridos no decorrer do relacionamento.
Com o Leads Estrategic, sua equipe de vendas e marketing vai trabalhar de forma integrada, produzindo insights e tomando decisões fundamentadas em dados reais. Com informações bem alinhadas é possível fazer escolhas bem mais seguras e precisas.
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