Quer ficar mais próximo dos leads/clientes e crescer seu negócio? Descubra o que é email marketing e como implementar essa estratégia.
Vamos lá, abra o “leque de estratégias” da sua empresa e encare-o.
O que você vê?
E o que mais?
Se você deseja aumentar seus lucros e ser referência no mercado, precisa adicionar outras táticas ao seu “leque de estratégias”.
Parece uma boa ideia?
A seguir, conheça uma incrível estratégia usada no Marketing Digital que potencializará seus resultados: o email marketing.
Email Marketing é uma estratégia em que você se comunica através de emails com sua base de contatos. Você envia determinados tipos de emails para determinados tipos de leads/clientes com determinados objetivos.
(Focamos em repetir a palavra “determinados” porque existem erros que você pode cometer ao fazer email marketing. Falaremos de 3 erros sorrateiros ainda neste artigo.)
Para se comunicar com marcas, 72% dos consumidores preferem email. Além disso, 92% dos adultos presentes online enviam/leem emails. Então, sim, fazer email marketing aumentará o alcance da sua empresa.
Plataformas como o Instagram têm algoritmos que, por vezes, ao invés de ajudar, prejudicam seu negócio.
Repare nesta situação: você cria um conteúdo incrível, publica no perfil do Instagram da sua empresa, porém, por culpa dos algoritmos, somente uma pequena parte dos seus seguidores (leads/clientes) o recebem.
Problemático, não?
Com o email marketing é diferente porque emails são previsíveis. Se você enviar 1 email para 50 leads, todos eles o receberão. (Claro, existem erros que jogam um email direto na caixa de spam, mas são exceções.)
Quer personalizar o email? Use imagens. Quer enriquecer o conteúdo? Adicione vídeos. A linguagem do seu negócio permite informalidades? Inclua GIFs humorados.
Ao enviar emails com conteúdo de valor, é possível nutrir leads e, assim, aproximá-los da conversão em vendas. Caso estejam frios, os emails ajudarão a reaquecê-los.
Newsletter é um boletim informativo. Aqui, você escreve um email sobre certo tema e o envia para sua base de contatos — diariamente, semanalmente, mensalmente, etc.
Publicou um novo artigo no blog? Convide seus leads/clientes através de um “email-isca” e convença-os a lerem o artigo.
O email promocional foca em vender um produto/serviço. Nele, costuma-se abordar promoções e descontos exclusivos.
A função do email editorial é mostrar a posição da empresa sobre determinada polêmica ou acontecimento importante e, assim, preservar a imagem da marca. Muitas empresas, por exemplo, enviaram emails aos seus leads/clientes sobre a pandemia da COVID-19.
Esse tipo de email trata sobre o envolvimento de um usuário com uma empresa. Exemplos de emails transacionais:
Quer eliminar falhas em seu negócio e evitar contratempos? Envie emails com pesquisas de satisfação para colher dados e saber exatamente o que corrigir e o que melhorar.
Você enviará o email sazonal em uma estação/época específica, como feriados, aniversário da empresa e Black Friday.
Sem uma boa ferramenta de email marketing, até emails épicos fracassam. Evite isso escolhendo uma ferramenta de email marketing que:
Quer maior conversão em vendas? Crie uma lista de emails segmentada. Fazendo isso, você foca nos leads certos e comunica-se de forma assertiva.
Primeiro, defina o objetivo da campanha — exemplo: ofertar determinado produto no Dia das Mães. Depois, defina o formato do email — exemplo: email sazonal ofertando o produto.
A fim de apresentar estrategicamente as informações do email, use o template ideal. Algumas considerações ao escolher um template:
Antes de criar o conteúdo, defina o objetivo do email. Se quer que o lead visite o blog, por exemplo, crie um conteúdo que cumpra isso.
Para evitar o fracasso do email marketing, defina quais metas e métricas acompanhar.
Se o foco do email marketing é aumentar as vendas em 25%, mas as métricas revelam que apenas 12% dos leads finalizaram a compra, encontre o erro e elimine-o.
A inconsistência no envio de emails pode esfriar os leads, e a insistência pode chateá-los. Defina a periodicidade adequada do envio de emails e evite esses problemas.
Campanhas de email podem falhar. Por esse motivo, atente-se às métricas, faça testes e aprimore suas campanhas.
Desesperadas pelo crescimento, algumas empresas acabam comprando listas de emails. O problema é que essas listas estão inundadas com emails de pessoas que não têm nenhum interesse em seu produto/serviço.
Se você enviar emails insistentemente, os leads podem considerá-lo chato. Como consequência, cancelarão o cadastro na lista de emails.
Prometeu disponibilizar um e-book gratuito no email? Cumpra a promessa. Se fizer promessas falsas, os leads cairão fora num único clique.
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