Nada de perder vendas e ficar atrás da concorrência. Neste artigo, saiba o que é CRM e todo o potencial dessa ferramenta para seu negócio.
Não importa se você vende um ótimo produto ou um excelente serviço. Sem as ferramentas adequadas para gerir uma empresa, seu negócio vai engatinhar enquanto as empresas concorrentes estarão correndo e conquistando resultados incríveis.
A verdade? Seus clientes são responsáveis por manter seu negócio girando. Portanto, se deseja fidelizar os atuais clientes, conquistar novos e aumentar as vendas, foque em desenvolver um relacionamento satisfatório com o cliente e o potencial cliente.
Parece bom? Pois bem…
A seguir, descubra o que é CRM, suas vantagens em gerir uma empresa (e, acredite, são muitas) e como implementar corretamente essa ferramenta em seu negócio.
CRM significa Customer Relationship Management. Em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trazendo para dentro do seu negócio, CRM significa mais vendas, mais produtividade e mais clientes satisfeitos.
Que tal?
De forma simples, o CRM é um conjunto de ferramentas que automatizarão as funções de contato com o cliente e ajudarão a gerir uma empresa. Na prática, ele é um software capaz de armazenar uma infinidade de dados de clientes, leads, vendedores, além de outras funções benéficas para sua empresa.
No entanto, um CRM é mais do que um simples software. Ele é um gestor completo do relacionamento da sua empresa com o cliente, que envolve áreas como:
Aqui estão 10 vantagens de utilizar um CRM:
Talvez você não tenha tantos clientes quanto gostaria. Ou talvez até tenha uma boa quantidade de clientes, mas com certeza deseja conquistar mais, certo?
Bem, vamos aos fatos…
Quando se atende poucos clientes, tudo bem em usar planilhas, elas são eficientes. Mas o que você acha que aconteceria se seu negócio brilhasse o bastante e atraísse uma enxurrada de clientes? As planilhas dariam conta de manter os dados dos clientes controlados e a rotina de trabalho produtiva?
Planilhas e outros processos manuais podem se tornar um problema. Gastarão tempo, atrasarão vendas, diminuirão lucros.
Portanto, utilize um CRM e automatize a gestão do seu negócio. Através dele, é possível gerir uma empresa de forma estratégica e eficiente. É possível desenvolver um relacionamento duradouro com clientes e oferecer atendimento personalizado.
Cada empresa tem necessidades específicas. Enquanto algumas desejam focar nas vendas, outras desejam captar e nutrir leads. Por isso, além de saber o que é CRM, conheça mais uma vantagem dessa ferramenta: integrar outros sistemas e potencializar o atendimento.
Veja alguns sistemas complementares que você pode integrar a um CRM:
Além dessas, você pode turbinar o CRM integrando diversos outros sistemas. Tudo dependerá das necessidades da sua empresa.
Na verdade, a pergunta certa é: “Preciso realmente aumentar minhas vendas, aperfeiçoar minha equipe e impulsionar meu negócio?”
E então… o que você tem a dizer?
Como falamos, o CRM vai além de um software. É mais do que um programa cheio de funcionalidades que aprimoram a negociação com clientes e aumentam lucros.
Com um CRM, você conhece melhor seus clientes e, assim, consegue fidelizá-los. Você desenvolve uma relação vendedor-cliente saudável. Você faz sua marca brilhar e se destacar em meio à concorrência cinza.
Talvez sua equipe ainda não saiba, mas provavelmente vai amar utilizar um CRM. Com esta ferramenta, toda a equipe fica conectada ao software, o que facilita as vendas, economiza tempo e eleva a produtividade.
Agora que você sabe o que é CRM e o potencial dele para seu negócio, precisa entender com implementar essa ferramenta do jeito certo. Por esse motivo, separamos alguns passos essenciais para você seguir:
O processo de vendas da sua empresa não precisa — nem deve — ser lento. Pelo contrário, precisa ser ágil e eficiente, gerando, dessa forma, maior satisfação nos clientes e mais lucros.
Evite perder vendas. Evite ficar para trás da concorrência. Evite ter uma equipe de atendimento mergulhada em um caos de dados confusos. Evite ter um processo de vendas e marketing contaminado pela falta de controle.
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