Como criar uma Landing Page que faça os visitantes deslizarem o cursor do mouse até o CTA e transformarem-se em leads? A seguir, saiba como estruturar sua Landing Page de sucesso.
Você acha que é difícil criar uma Landing Page eficiente? Quer dizer, existe algum segredo que os especialistas de marketing escondem?
Bem, a verdade dura é que uma Landing Page mal estruturada fracassará. Mas tudo certo, tudo bem, vamos ser otimistas e pensar que uma Landing Page mal estruturada converta visitantes em leads vez ou outra…
Mas e então? É só isso? Você está satisfeito com alguns leads?
Vamos lá, você deseja conquistar o máximo de leads qualificados para dentro do seu funil de vendas. Você quer fazer sua empresa brilhar. Você quer ver os lucros crescerem.
Que tal montar uma Landing Page tão irresistível que os visitantes não terão escolha a não ser clicar no botão de CTA?
A seguir, listamos os 7 elementos indispensáveis que toda Landing Page de sucesso tem.
Aqui está o elemento sobre o qual os olhos dos visitantes cairão primeiro: o título. Você tem uma tacada só. Se não fisgá-los de primeira, eles dificilmente continuarão na Landing Page.
Dica principal: prometa uma oferta atraente no título, nunca depois. Pessoas adoram saber que vão ganhar algo, então foque nisso. Qual será sua oferta? Um ebook? Um infográfico? Uma planilha? Quem sabe, uma revolução na vida do leitor!? De todo jeito, quando o visitante der de cara com ela, continuará lendo para saber como ganhá-la.
Outra coisa: se os visitantes ficarem confusos, cairão fora, portanto, crie títulos curtos e simples. Sem frases complicadas. Sem enunciados quilométricos. Seja objetivo e sedutor, é esse o segredo.
O título não diz tudo porque pode não, mas o subtítulo pode ajudá-lo…
O subtítulo é um enunciado profundo e persuasivo que complementará o título principal. Ele dará o último “golpe” a fim de convencer os visitantes de vez a lerem o restante da Landing Page.
Algumas considerações sobre o subtítulo:
O conteúdo visual de uma Landing Page pode ser tanto uma imagem quanto um vídeo, e seu objetivo é despertar ainda mais o interesse do futuro lead. Acima de tudo, devem abrilhantar a oferta.
Deixe que os visitantes sintam o gostinho de ganhar a oferta. Para isso, use:
Dicas:
A descrição também serve para despertar o interesse do lead, só que através de um texto com os benefícios da oferta.
Quer facilitar a vida do visitante e evitar com que perca o interesse? Anote estas dicas:
Existe algo ainda mais persuasivo do que a descrição? Sim: provas sociais.
As provas sociais eliminarão as objeções. Os visitantes não estarão apenas lendo uma lista de benefícios, mas vendo esses benefícios fluindo do depoimento de pessoas.
Há várias formas de incluir provas sociais em uma Landing Page:
Embora incluir o endereço da empresa e suas mídias sociais não seja prova social, ajuda os visitantes a confiarem mais em você. Se possível, coloque esses elementos na Landing Page.
O CTA não diz apenas o que o visitante tem que fazer. O CTA o convence a fazer. Mas acredite: um CTA ruim pode fazer toda a persuasão fracassar. Por esse motivo, inclua as seguintes características em um CTA:
Exemplos de CTA:
O formulário não se trata apenas de campos em branco a serem preenchidos. Nem de um elemento da Landing Page que você pode fazer de qualquer jeito. Os visitantes não querem preencher uma enxurrada de dados, portanto, escolha bem quais dados solicitar. Além disso, qual o design no formulário? Em qual parte da tela ficará? Quais os campos obrigatórios?
Importante: se os visitantes não conseguirem preencher os dados devido a erros, podem não ter tanta paciência em insistir. Por isso, teste, teste e teste. O formulário funciona em computadores? Ótimo. E em celulares e tablets?
Criar um Landing Page não é complexo, é verdade, mas é necessário seguir as dicas e adicionar os elementos principais a fim de fazer os visitantes fluírem ao longo da página.
Se sua Landing Page não perfomar bem após montá-la, altere-a e faça testes, afinal, públicos diferentes reagem de formas diferentes.
E aí, gostou de aprender sobre os elementos indispensáveis em uma Landing Page de sucesso? O que você fará quando atrair uma enxurrada de leads com sua Landing Page? Gostaria de engajá-los e convertê-los em clientes mais rapidamente? Leia também Email Marketing: o que é e como fazer?